


entrevista pressure gain
leandro oliveira
Sonoridade do Haux Metal
​
A Pressure Gain define seu estilo como Haux Metal, uma fusão do peso do metal com elementos espirituais. Como vocês traduzem essa proposta para a sonoridade da banda? Quais elementos musicais ajudam a criar essa atmosfera única de força e cura?
Nós criamos o termo Haux Metal como uma forma de traduzir aquilo que sentimos ao compor e tocar. Tudo começa com a intenção ao compor, qual impacto queremos causar e as letras trazem muito forte essa atmosfera, juntamente com elementos pessoais como a batida do coração da Clara (filha da Moni Assmann) retirado de um ultrassom para compor a sonoridade de duas músicas do álbum. Isso tudo gera uma frequência vibracional elevada que conecta as pessoas as coisas mais importantes da vida. Usamos harmonias abertas e muitos elementos do rock e do metal que fazem parte da nossa formação, e melodias que evocam sentimentos de libertação e letras que trazem reflexões sobre propósito, autoconhecimento e reconexão com a essência.
Nosso som é como um ritual, começa com a energia do peso, atravessa as sombras e termina na luz da consciência. E quem está passando por esse processo de autoconhecimento entende bem isso.
Ancestralidade e espiritualidade nas composições
​
As letras da banda carregam conceitos de espiritualidade, ancestralidade e cura. Como esses temas surgem no processo criativo de vocês? Existe alguma vivência pessoal ou ritualística que inspira diretamente as composições?
Cada um de nós tem sua própria caminhada de autoconhecimento e nessa busca recebemos muitos ensinamentos e direcionamento, principalmente em relação a nossa missão com a música.
Sempre falamos que não temos religião, mas que somos espiritualizados, nos permitindo vivências espirituais que preenchem nosso ser e nos ajudam a evoluir. Uma das experiências mais profundas foi num ritual com Ayahuasca utilizada pelos povos indígenas para cura de doenças físicas e expansão da consciência, onde essa medicina é conduzida por música. Essas experiências, nos ajudaram a abrir um canal de conexão com nós mesmos que nos ajuda muito a compor.
A relação com o público
​
Vocês acreditam que a música tem um poder terapêutico. Já tiveram algum retorno de fãs ou ouvintes relatando experiências de cura ou transformação ao entrar em contato com o som e a mensagem da Pressure Gain?
Acreditamos que a música é uma medicina da alma. Ela cura, transforma e desperta. Todos somos impactados pela música de alguma maneira, seja boa ou não, querendo ou não. Por isso, nos preocupamos com o que as pessoas vão ouvir independente de estarem conscientes do que estão ouvindo.
E é incrível perceber como isso chega até as pessoas. Já recebemos mensagens de fãs contando que nossas músicas os ajudaram em momentos de dor, ansiedade ou busca interior. Outros se emocionam, outros se empoderam, enfim cada um recebe de uma forma de acordo com seu momento de vida, e assim nosso propósito se cumpre indo além de entretenimento.
Mariutti Team e a cena brasileira
​
Hoje a Pressure Gain faz parte do Mariutti Team, um movimento que vem fortalecendo a cena nacional com bandas novas e veteranas. Como essa parceria influencia o trabalho e a visibilidade da banda? O que mais tem agregado à trajetória de vocês?
Fazer parte do Mariutti Team é uma honra e uma grande oportunidade de crescimento. O time é formado por artistas incríveis, comprometidos com a música e com a cena do metal nacional.
Essa parceria tem feito a banda alcançar um engajamento e um movimento muito maior nas redes sociais, o que tem nos levado a um público maior. E esse é o nosso objetivo, alcançar o maior número de pessoas possíveis. E também oportunidades de shows como o que fizemos em São Paulo recentemente e contato com pessoas importantes da cena que parecia distante.
Shows com o Shamangra
​
Em breve, a Pressure Gain dividirá palco com o Shamangra, uma oportunidade especial para apresentar o Haux Metal a um público ainda maior. O que o público pode esperar dessas apresentações? Haverá surpresas ou rituais especiais que conectem ainda mais a música ao lado espiritual?
Estamos muito animados para dividir o palco com o Shamangra! Vai ser uma experiência poderosa, tanto pra nós quanto pro público.
Cada show é único e sim temos alguns momentos diferentes como com o tambor e colocaremos mais um elemento no show que esperamos surpreender e emocionar. Queremos que cada show seja um ritual de conexão, nessa jornada de música, emoção e espiritualidade.
Nosso propósito é fazer com que todos saiam do show não só com a música na cabeça, mas com o coração vibrando.